Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
SAMPAIO, Helena e SANCHEZ, Ilara. Formação acadêmica e atuação profissional de docentes em educação: USP e UNICAMP. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1268-1291. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053144495.
A partir do estudo das trajetórias de formação acadêmica e profissional de docentes de duas universidades públicas paulistas, o artigo aborda a relação entre setor público e setor privado no sistema de ensino superior no Brasil e, em especial, no sistema paulista. A fonte de dados é o banco de currículos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq - Plataforma Lattes. Com base nos resultados, apontamos: i) o embricamento das trajetórias individuais de formação acadêmica e de atuação profissional dos docentes pesquisados com os processos de expansão e diferenciação da oferta de ensino superior no país; ii) a existência de padrões de circulação dos docentes pesquisados no sistema nacional de ensino superior, os quais revelam acentuadas endogenia acadêmica e hierarquização das instituições públicas e privadas.
Palavras-chave : Ensino Superior; Professores; Setor Público; Setor Privado.