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Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
ANDRADE, Paulo Estevão; ANDRADE, Olga Valéria Campana dos Anjos e PRADO, Paulo Sérgio T. do. Psicogênese da língua escrita: uma análise necessária. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1416-1439. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053144361.
Em Psicogênese da Língua Escrita, Ferreiro e Teberosky relatam uma pesquisa sobre o desenvolvimento da leitura-escrita. A estrutura teórico-metodológica é fornecida pelo construtivismo de Piaget: a criança ativa constrói seu conhecimento na interação com o meio - neste caso a língua escrita - e se desenvolve ao longo de estágios. De Chomsky, as autoras emprestam a ideia de um dispositivo inato para a aquisição da linguagem, generalizando-a para a aquisição da leitura, que seria aprendida tão naturalmente quanto a fala. Um terceiro marco interpretativo é a abordagem Whole Language, cujo foco principal da leitura deve ser a busca pelo significado. Apresentam-se uma análise de contradições internas do texto e uma confrontação deste com parte da literatura referenciada na própria obra.
Palavras-chave : Linguagem; Leitura; Escrita; Construtivismo.