Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
MORENO, Nibaldo Benavides; DONOSO-DIAZ, Sebastián e ARAYA, Daniel Reyes. DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS CHILENAS CONTEMPLADOS A PARTIR DO SEU MARCO DE DESEMPENHO. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.173, pp.130-153. Epub 04-Out-2019. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053146317.
O Chile tem impulsionado enfaticamente o desempenho da liderança diretiva/pedagógica. Assim, tem introduzido instrumentos de apoio e guia, como o Marco para la Buena Dirección y el Liderazgo Escolar [Marco para a Boa Direção e a Liderança Escolar] (MBDLE). São analisadas as opiniões de diretores de estabelecimentos públicos da região de Maule (Chile), no contexto das suas práticas cotidianas situadas nos recursos pessoais ligados a esse eixo orientador. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo. Os resultados demonstram que a maioria dos diretores utilizam práticas coincidentes com esses recursos, transferindo sua atenção de matérias de gestão mais convencional para as dimensões propostas no marco, observando-se a necessidade de potencializar melhor alguns componentes do mesmo.
Palavras-chave : DIRETOR ESCOLAR; LIDERANÇA; RECURSOS; CHILE.