SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número173DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS CHILENAS CONTEMPLADOS A PARTIR DO SEU MARCO DE DESEMPENHOUM PANORAMA DAS AÇÕES AFIRMATIVAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUDESTE BRASILEIRO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

COELHO, Patrícia Margarida Farias; COSTA, Marcos Rogério Martins  e  SANTOS, Rodrigo Otávio dos. EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E INDÚSTRIA CRIATIVA: UM ESTUDO DE CASO DO WATTPAD. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.173, pp.156-181.  Epub 04-Out-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146172.

Observando o aumento dos softwares na área da educação, este artigo investiga a utilização do aplicativo Wattpad, lançado em 2006, nas aulas de língua portuguesa do ensino médio como uma ferramenta educativa para leitura e produção de textos. Neste estudo, dois objetivos são investigados, a saber: a) apresentar as principais características da usabilidade do Wattpad; e b) propor possíveis ações de implementação do aplicativo como instrumento didático-pedagógico no ensino médio. Para tanto, apresentamos um estudo de caso no qual avaliamos as primeiras e as últimas produções escritas na plataforma Wattpad de 22 jovens de 15 a 17 anos, estudantes de uma mesma sala de 1ª série do ensino médio da rede pública do estado de São Paulo.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO; LEITURA; TEXTO; TECNOLOGIA.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )