Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
CRUZ, Silvia Helena Vieira e SCHRAMM, Sandra Maria de Oliveira. ESCUTA DA CRIANÇA EM PESQUISA E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.174, pp.16-35. Epub 20-Nov-2019. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053146035.
A partir da imagem que a Pedagogia da Infância vem construindo das crianças como ricas, competentes, diversas e com direitos, o artigo destaca as perspectivas acerca de experiências educativas. Com base em pesquisas que ouviram crianças e que foram realizadas no Brasil e publicadas entre 2008 e 2018, são trazidas vozes que expressam opiniões, desejos, reclamações, temores sobre temas como disciplina, brincadeiras, relações étnico-raciais e transição para o ensino fundamental. Essas vozes expressam a competência das crianças em avaliar os serviços educativos destinados a elas, e muitas falam de violações de direitos assegurados em documentos oficiais.
Palavras-chave : CRIANÇAS; PARTICIPAÇÃO; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO INFANTIL.