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Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
BASTOS, Amélia e FERRAO, Maria Eugénia. ANÁLISE DA RETENÇÃO ESCOLAR ATRAVÉS DE MODELOS MULTINÍVEL: UM ESTUDO EM PORTUGAL. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.174, pp.270-288. Epub 20-Nov-2019. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053146131.
Este artigo investiga a retenção escolar em Portugal usando microdados. Com a aplicação de modelos multinível, analisa-se o número de retenções no ensino obrigatório - variável explicada -, considerando como potenciais variáveis explicativas - características individuais do aluno, seu contexto familiar em termos sociodemográficos e económicos e suas condições de vida. Também se investiga o impacto da escola de per si na variável endógena. Os resultados obtidos confirmam a importância das características individuais e familiares e das condições de vida na retenção escolar. A análise empírica mostra que a probabilidade de reprovação de um aluno varia de escola para escola, demonstrando a importância do impacto da escola de per si na retenção escolar.
Palavras-chave : RETENÇÃO ESCOLAR; PARTICIPAÇÃO SOCIAL; MODELO MULTINÍVEL.