Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
DIAZ, Diego Palacios; KAWADA, Felipe Hidalgo; MONZON, Noemí Suárez e STUARDO, Paulina Saavedra. Leitura crítica das políticas educacionais na era neoliberal: o caso chileno. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.30-54. Epub 29-Abr-2020. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053146449.
Este artigo aborda as tendências de mercantilização e privatização no Chile na era neoliberal mediante discursos e argumentos promovidos nas atuais políticas educacionais para resolver o problema da qualidade e da desigualdade socioeducativa. Explora, através da Análise Crítica do Discurso e da Análise Política do Discurso, um corpus de promulgações presidenciais geradas a partir de 2008 para tratar esse problema. Os resultados mostram argumentos que, com efeito bucle, oferecem soluções de mercado para os problemas que surgiram após quatro décadas de neoliberalismo educacional no Chile. Eles são discutidos a partir dos efeitos sociolinguísticos que os discursos neoliberais provocam no debate educacional e da necessidade de desmistificar e confrontar a hegemonia neoliberal.
Palavras-chave : POLÍTICA EDUCACIONAL; CHILE; NEOLIBERALISMO; DISCURSO.