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Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
PASSONE, Eric e ARAUJO, Karlane Holanda. Dispositivo de avaliação educacional do ceará: a (in)visibilidade dos estudantes deficientes. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.136-160. Epub 29-Abr-2020. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053146824.
Este artigo trata do paradoxo da inclusão escolar na política de avaliação da educação básica do estado do Ceará, unidade federativa que se destaca entre os sistemas estaduais de ensino do país em termos de indicadores de proficiência no ensino fundamental, embora haja no interior de seu sistema um dispositivo normativo que deduz do cálculo da avaliação o desempenho dos estudantes deficientes, gerando um estado de “exclusão interna” ao sistema escolar. A partir do debate acerca das políticas de avaliação como mecanismo de gestão educacional no contexto nacional e da observação de estudos que apontam a tendência excludente da avaliação em larga escala em relação à educação inclusiva, aborda-se um dispositivo de lei que promove a exclusão da educação especial dos resultados provenientes das avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece).
Palavras-chave : EDUCAÇÃO ESPECIAL; AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA; ACCOUNTABILITY; EXCLUSÃO ESCOLAR.