Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
GONZALEZ-ESCOBAR, Mary; SILVA-PENA, Ilich; GANDARILLAS, Andrea Precht e KELCHTERMANS, Geert. ABANDONO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA: REVISÃO DA LITERATURA. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.176, pp.592-604. Epub 18-Ago-2020. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053146706.
A quantidade de docentes que decidem abandonar a sala de aula antes de cumprir cinco anos de experiência é uma preocupação crescente em nível internacional. Para contribuir com tal discussão, este estudo realiza uma revisão sistemática da literatura produzida na América Latina em torno do tema. Por meio das pesquisas realizadas nesse contexto geográfico específico, são abordadas as razões apontadas pelos/as docentes para abandonar a sala de aula. Em nossas conclusões, consideramos que a vida escolar seria a razão principal para desistir da profissão. Por isso, apontamos o conceito de alfabetização micropolítica como uma maneira de abordar o fenômeno estudado.
Palavras-chave : PROFISSÃO DOCENTE; RECRUTAMENTO; CARREIRA; RELAÇÕES DE TRABALHO.