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Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
CAMPOS, Paulo Fernando de Souza; CARRIJO, Alessandra Rosa e CAMPOI, Isabela Candeloro. ESCOLA DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO: O MODELO EDUCACIONAL-PROFISSIONAL SESP. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.178, pp.945-963. Epub 23-Nov-2020. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053147155.
O artigo analisa a formação profissional da enfermagem pós-1930 como parte de um processo histórico que redimensionou a profissão e sua profissionalização no Brasil. Por intermédio de documentos que remetem à experiência das primeiras alunas da Escola de Enfermagem de São Paulo, considera-se que o movimento evoca uma ruptura em relação tanto às origens quanto à manutenção das representações estabelecidas. Derivadas da instalação de um novo modelo de ensino oriundo dos Estados Unidos, mudanças processadas transferem para São Paulo o núcleo intelectual da enfermagem no Brasil, que passa a ser o centro irradiador da profissionalidade preconizada e como parte de acordos bilaterais realizados durante o Estado Novo.
Palavras-chave : INTERDISCIPLINARIDADE; FORMAÇÃO PROFISSIONAL; ENFERMAGEM; MODELO EDUCACIONAL.