Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
FREIRE-CONTRERAS, Pamela Andrea et al. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TURMAS MULTINÍVEL: PRINCIPAIS DESAFIOS SOCIOEDUCACIONAIS NO CHILE. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07046. Epub 08-Jul-2021. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053147046.
O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a percepção de professores de turmas multinível no tocante aos principais desafios socioeducativos enfrentados nas suas práticas pedagógicas em uma escola situada em uma comunidade mapuche de La Araucanía, Chile. A metodologia utilizada é qualitativa. Os principais resultados evidenciam que os professores que lecionam em escolas multinível devem atender simultaneamente a diversidade social, cultural, linguística e etária dos alunos, embora não tenham formação profissional para isso. Essa realidade se torna ainda mais complexa se forem consideradas as características do currículo escolar monocultural que não corresponde à modalidade das escolas multinível, nem ao contexto em que tais escolas estão inseridas.
Palavras-chave : PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; CLASSE MULTISSERIADA; ENSINO; APRENDIZAGEM.