Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
RAMOS, Iasmin; SILVA, Andrey Camurça da e PANTOJA, Glauco Cohen F.. GÊNERO E RAÇA: UM ESTUDO SOBRE AUTOEFICÁCIA EM FÍSICA DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08465. Epub 01-Set-2022. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053148465.
As crenças de autoeficácia vêm sendo recentemente investigadas na pesquisa em ensino de física e mostram-se relevantes para estudo da autoavaliação de indivíduos sobre o desempenho percebido em tarefas específicas. Realizamos um estudo exploratório com 170 estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará para responder ao seguinte questionamento: “como varia a autoeficácia, em física, de alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará nas dimensões identidade de gênero e raça/cor?”. Os resultados da aplicação do questionário Sources of Self-Efficacy in Science Courses, traduzido para português e revalidado com α = 0,94, indicam diferenças de média moderadas na autoeficácia em física a favor dos homens, com tais variações associadas principalmente à fonte de experiência vicária.
Palavras-chave : AUTOEFICÁCIA; FÍSICA; RELAÇÕES DE GÊNERO; RAÇA.