Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
FERREIRA, Eduardo Carvalho e MORAES, Jerusa Vilhena de. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS CIÊNCIAS HUMANAS: O INÍCIO DE UM DIÁLOGO. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09212. Epub 15-Mar-2023. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053149212.
Esta pesquisa propõe discutir e problematizar a aproximação entre a noção de alfabetização científica e o ensino escolar das ciências humanas. Enunciamos os resultados da análise de 32 artigos com o objetivo de extrair as suas principais contribuições, princípios, desafios e sugestões com potencial para fomentar esse diálogo. O método aplicado para a construção da análise foi uma heurística cujos resultados deram visibilidade a quatro aspectos gerais: a alfabetização científica como forma de qualificar o ensino escolar das humanidades, o fortalecimento de uma visão sobre a educação escolar baseada em valores científicos, a valorização das práticas como lugar da experiência formativa e a viabilidade de a alfabetização científica ser pensada como uma prática social.
Palavras-chave : ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA; CIÊNCIAS HUMANAS; EDUCAÇÃO BÁSICA.