Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
OLIVEIRA, Daniele Aparecida de e CAVALARI, Mariana Feiteiro. BARREIRAS E SUPORTES NA CARREIRA ACADÊMICA EM MATEMÁTICA: UMA QUESTÃO DE GÊNERO?. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10244. Epub 12-Dez-2023. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/1980531410244.
Este trabalho objetivou identificar fatores que graduandos e pós-graduandos percebem como barreiras ou suportes na carreira acadêmica em matemática e analisar suas relações com o gênero dos estudantes. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas com acadêmicos de duas instituições brasileiras. Os dados foram analisados com base em âmbitos citados na literatura, a saber: interno/individual; social; parental/familiar; institucional/escolar; ambiental; e financeiro. Os estudantes citaram percepções de mais suportes que barreiras ao longo das trajetórias, e entende- -se que as barreiras podem afetar principalmente as estudantes. Foram identificadas inter-relações entre os âmbitos investigados e a forte influência de fatores sociais em todos eles.
Palavras-chave : RELAÇÕES DE GÊNERO; ENSINO DE MATEMÁTICA; MULHERES.