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Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143
Resumo
LOUREIRO, Robson. Considerações sobre a filosofia de Theodor Adorno e o pós-moderno. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.175-190. ISSN 0100-3143.
O trabalho problematiza a posição de Antonio J. Severino ao considerar a Teoria Crítica como a raiz de vertentes pós-modernas e pós-estruturalistas da educação brasileira. Para tanto, recorro a escritos de Adorno para quem a crítica à razão ocidental não se direciona à ciência tout court, mas à sua positivização. Ele sinaliza a possibilidade de se construir uma noção positiva de Aufklärung em vistas à superação da alienação capitalista e à formação do sujeito auto-reflexivo. Não há, em sua filosofia, qualquer manifestação de apreço pela estetização da vida, pelo abandono da razão e da ciência, pela prioridade do singular, pela desconsideração da objetividade e pela renúncia de projetos emancipatórios, traços peculiares ao pensamento pós-moderno e pós-estruturalista.
Palavras-chave : Adorno; Theodor Wiesengrund; Educação; Pós-Moderno; Estética; Teoria Crítica.