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Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143
Resumo
IRELAND, Timothy D. e LUCENA, Helen Halinne Rodrigues de. O presídio feminino como espaço de aprendizagens. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.113-136. ISSN 0100-3143.
Baseado em um estudo realizado em 2008, no presídio feminino de João Pessoa (PB), com o objetivo de compreender a relação entre as aprendizagens ao longo da vida de mulheres encarceradas e as motivações/circunstâncias de vida que as levaram a cometer prática(s) delituosa(s), o texto busca analisar o conteúdo das suas narrativas. Para isso, adotou como eixos específicos de análise as categorias família, trabalho, escola e prisão. Ao destacar a última - prisão -, pretende-se dar visibilidade ao contexto prisional como lócus de múltiplas contradições e como espaço onde se constroem biografias de aprendizagens, sejam elas voltadas ou não para a emancipação.
Palavras-chave : Educação em Prisões; Biograficidade; Aprendizagem e Educação ao Longo da Vida; Mulheres Encarceradas.