Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143
Resumo
COSTA, André Oliveira e MOSCHEN, Simone Zanon. Psicanálise e educação: os paradoxos da alteridade. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.433-454. ISSN 0100-3143.
Este artigo trabalha o conceito de alteridade, fazendo uma correlação entre Psicanálise e Educação. Para ambas as disciplinas deve estar colocada, como condição, a diferença do outro como semelhante; a inscrição do Outro, que marca um processo particular de inserção na cultura; e do outro radical e inapreensível. Entre elas vamos identificar um certo modo de produção do sujeito que passa necessariamente pela relação com o outro, mas que não se faz sem obstáculos. Quais são os paradoxos da alteridade? É nossa pergunta que conduz a pensarmos a relação do sujeito a três registros da alteridade.
Palavras-chave : Alteridade; Psicanálise; Inclusão.