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Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143
Resumo
PEREIRA, Marcelo Ricardo. Os profissionais do impossível. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.485-499. ISSN 0100-3143.
Como admoestava Freud; uma escola deve conseguir mais do que não impelir seus alunos ao suicídio; ela deve lhes dar o desejo de viver”. Mas como efetivamente fazê-lo? Como não se sentir impotente frente ao outro que demanda aprender? Como refrear o gozo do capital ou a tirania cientificista dos manuais pedagógicos? Há que se consentir as incertezas e ambivalências próprias do gesto de educar ou subverter a vontade de ignorância do outro sem abandoná-lo, fazendo valer assim seu desejo de viver. Com base nos conceitos de impotência, de impossibilidade e da teoria dos discursos, introduziremos as questões que abordaremos neste artigo.
Palavras-chave : Impossibilidade e Impotência; Psicanálise e Educação; Alteridade; Discurso.