Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143
Resumo
DAVILA, Denise e SOUZA, Renata Junqueira de. O uso de textos polêmicos em sala de aula: formação e prática docente. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.04, pp.1207-1220. ISSN 0100-3143.
O objetivo deste texto é duplo. Primeiro, analisa como Discursos, formas socialmente aceitas de falar/ouvir e escrever/ler sobre sujeitos em grupos sociais específicos (Gee, 2008), podem influenciar o uso ou a censura a textos polêmicos por docentes em sala de aula. Discute o que as pesquisas têm revelado sobre docentes utilizando em suas aulas o tema da diversidade. A partir de exemplo de livro de literatura sobre a temática do racismo, traz sugestões para que os professores possam conduzir discussões que respeitem a diversidade cultural de seus alunos e propiciem a formação de opiniões críticas, fazendo assim do professor da educação básica um sujeito responsivo.
Palavras-chave : Temas Polêmicos; Censura; Estado da Arte; Formação Docente.