Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143
Resumo
CORSINO, Patrícia. Entre Ciência, Arte e Vida: a didática como ato responsivo. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.399-419. ISSN 0100-3143. https://doi.org/10.1590/2175-623646089.
Este ensaio tem como finalidade trazer reflexões para se pensar a didática, entendida como ato responsivo, conceito cunhado por Mikhail Bakhtin que implica no agir como uma resposta responsável dada pelo sujeito que o coloca frente à alteridade. Inicialmente discute conceitos presentes no título. Afirma que é na relação com o outro que o eu se constitui. A didática é uma resposta responsável e não indiferente aos sujeitos a quem o ensino se dirige. Nesta perspectiva, são apresentados princípios para a didática O referencial teórico que sustenta os argumentos do texto inclui os estudos de Bakhtin, Arendt, Benjamin, Charlot, Vigotski, entre outros.
Palavras-chave : Linguagem; Didática; Ensino/Aprendizagem; Escola; Bakhtin.