Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143
Resumo
LIBANEO, José Carlos. Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.629-650. ISSN 0100-3143. https://doi.org/10.1590/2175-623646132.
O artigo discute o problema da dissociação e do paralelismo entre dois tipos de conhecimento na formação profissional de professores, o disciplinar e o pedagógico. São apresentadas posições teóricas sobre esta questão para, em seguida, dar destaque à teoria do ensino para o desenvolvimento humano de Davydov como alternativa ao enfrentamento do problema. Por fim, argumenta sobre o potencial dessa teoria para a compreensão da necessária conexão entre didática, didáticas específicas e metodologias de ensino de modo a assegurar, no currículo, a interpenetração entre o conhecimento disciplinar e o conhecimento pedagógico.
Palavras-chave : Formação de Professores; Didática Desenvolvimental; Conhecimento Disciplinar; Conhecimento Pedagógico; Ensino e Desenvolvimento Humano.