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Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
LARANJEIRA, Denise Helena Pereira; IRIART, Mirela Figueiredo Santos e RODRIGUES, Milena Santos. Problematizando as Transições Juvenis na Saída do Ensino Médio. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.117-133. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623656124.
Este ensaio discute as transições juvenis em tempos incertos. A crise de sentidos de algumas agências socializadoras, entre elas a escola, em seu potencial de garantir às gerações mais novas uma transição para a vida adulta, interpela educadores e gestores sobre a necessidade de reconhecerem a posição das novas gerações nas transformações sociais. Traremos para o debate alguns dos resultados de uma pesquisa realizada com jovens do campo concluintes do ensino médio e algumas categorias analíticas que demarcam as áreas de estudos sobre juventude, como culturas juvenis e sociabilidades. É significativo reconhecer que o papel da escola na inserção sociocultural e profissional do jovem está por acontecer.
Palavras-chave : Transições Juvenis; Culturas; Sociabilidades; Ensino Médio.