Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
QUADROS, Ana Luiza de; PENA, Daniela Martins Buccini; FREITAS, Mariana Luiza de e CARMO, Naira Helena Simões do. A Contribuição do Estágio no Entendimento do Papel do Professor de Química. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.889-910. Epub 31-Maio-2016. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623651752.
As tendências contemporâneas de ensino vêm sendo consideradas essenciais para a produção de aprendizagens significativas. Considerando a importância do uso dessas tendências na construção de significados, o presente trabalho envolveu a inserção de professores em formação na docência e a avaliação compartilhada da prática docente, aproximando os saberes teóricos e práticos. Percebemos que esses professores desenvolveram aulas nas quais houve grande interação com os estudantes, abrindo espaço para a participação, mas tiveram dificuldades com o estabelecimento de um discurso dialógico. Na reflexão sobre a ação, percebemos evolução das concepções sobre o papel do professor e dos estudantes na dinâmica da sala de aula.
Palavras-chave : Formação de Professores; Avaliação Compartilhada; Tendências do Ensino.