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Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
OLIVEIRA, Míria Gomes de e SILVA, Paulo Vinícius Baptista da. Educação Étnico-Racial e Formação Inicial de Professores: a recepção da Lei 10.639/03. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.183-196. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623661123.
Passados treze anos da promulgação da Lei 10.639/03 que estabelece o estudo das contribuições dos povos do continente africano e da diáspora afrodescendente para a história, arte e cultura brasileiras, propomos, neste artigo, mapear seus impactos, tendo em vista a construção de sentidos em torno da efetividade e eficácia (Santos, 1985) da lei. Nosso corpus discute a recepção durante seminário temático em turma de licenciatura em língua portuguesa. Entendendo discurso como prática ideológica que constitui, naturaliza, sustenta e modifica significados no/sobre o mundo (Rogers, 2004), apontamos a dupla referenciação em torno do que seja a obrigatoriedade da lei nos momentos em que os interlocutores se envolvem em armadilhas discursivas.
Palavras-chave : Educação Étnico-Racial no Brasil; Formação Inicial de Professores; Análise Crítica do Discurso.