Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues e BRENNER, Ana Karina. A Escuta de Jovens em Filmes de Pesquisa. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.439-454. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623664317.
Apresenta-se trajetória de um grupo de pesquisa dedicado à produção de conhecimento sobre jovens de espaços populares no contexto de produção de filmes de pesquisa. Dois filmes são descritos e interpretados com especial destaque aos dispositivos utilizados para colocar em diálogo as narrativas de si e contextos de vida e sociabilidade de jovens através de imagens e sons. A representação fílmica não se confunde com um retrato do real, mas, em vez disso, é reconstituição através da seleção, tradução e montagem do produto que se quer compartilhar com o público. As entrevistas narrativas concebidas em bases dialógicas são elementos estruturantes da produção dos filmes que buscam apresentar o ser-jovem em sua complexidade.
Palavras-chave : Jovens; Entrevista Narrativa; Filme-Documentário; Representação Social; Espaços Populares.