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Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
RESENDE, Tânia de Freitas et al. Dever de Casa e Relação com as Famílias na Escola de Tempo Integral. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.435-456. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623662458.
Este artigo busca discutir diferentes concepções e práticas em torno dos deveres de casa em escolas que desenvolvem projetos de ampliação da jornada escolar e, a partir dessa reflexão, analisar a relação entre a escola e as famílias nessa nova conjuntura. Foram aplicados questionários aos coordenadores dos projetos e aos coordenadores das turmas de 1º ao 3º ano do ensino fundamental de 173 escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Realizaram-se, ainda, estudos de caso em oito instituições. Os resultados indicam o acirramento dos conflitos em torno dos deveres de casa e da divisão do trabalho educacional entre família e escola, mas também sinalizam a possibilidade de construção de novos acordos em torno desse tema.
Palavras-chave : Dever de Casa; Escola de Tempo Integral; Ampliação da Jornada Escolar; Família; Escola.