Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
PERALTA, Deise Aparecida; DIAS, Ana Lucia Braz e GONCALVES, Harryson Junio Lessa. Educação Profissional nos EUA: traços históricos, legais e curriculares. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.969-987. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623666866.
Este texto, a partir de dados constituídos em um estudo comparativo, traça um panorama do sistema de ensino dos EUA, seguido de uma descrição de marcos históricos e das principais legislações que definem a educação profissional naquele país. Sem a pretensão de efetuar análises sistemáticas, o artigo se fundamenta na percepção que os seus autores construíram a partir de visitas, entrevistas, conversas, leitura de legislações e contato com a cultura estadunidense referente à formação para atuação profissional. A configuração de educação profissional naquele país ilustra a força que o move. Há também um forte movimento para aprovar legislações que cobrem dos estados avaliações em larga escala para monitorar o desempenho dos alunos.
Palavras-chave : Educação Profissional; Legislação; Currículo; EUA.