Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
BIANCHINI, Barbara Lutaif; LIMA, Gabriel Loureiro de e GOMES, Eloiza. Formação de Professor: reflexões da educação matemática no ensino superior. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.1, e77732. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623677732.
Este artigo mapeia as produções sobre Formação de Professores de Matemática geradas pelo Grupo de Trabalho Educação Matemática no Ensino Superior, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, e tem por objetivo realizar análises, dentre outros aspectos, a respeito da formação inicial do professor de Matemática, do papel do estágio supervisionado obrigatório e do desenvolvimento profissional docente. Buscamos evidenciar as inquietações que pesquisadores cuja área principal de interesse é o ensino em nível superior têm sobre a formação inicial e continuada de professores de Matemática. Identificamos, por meio de uma Análise de Conteúdo, seis eixos nos quais se aglutinam as temáticas apresentadas no corpus de análise.
Palavras-chave : Formação de Professores; Matemática; Educação Matemática; Ensino Superior; Mapeamento de Pesquisas.