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Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
CAVALCANTI, Ana Claudia Dantas. Movimento Ocupa em Pernambuco: por um diálogo estimulado na Educação. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.3, e80861. Epub 20-Maio-2019. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623680861.
Nosso objetivo foi analisar a participação cidadã através do Movimento Ocupa (MO), que lidera mobilizações frente às questões educacionais atuais, em seu diálogo com a Educação. Com aporte teórico em Habermas (2012), sob a perspectiva qualitativa e análise de conteúdo, de Bardin (1977), coletamos os dados através de revisão bibliográfica, documentos e entrevistas semiestruturadas com representantes de entidades secundarista e universitária. A pesquisa não pode apontar conquistas na pauta com o poder estatal, mas verificou o fortalecimento e a resistência do movimento.
Palavras-chave : Políticas Educacionais; Movimento Estudantil; Movimento Ocupa; Participação Cidadã; Estado Gerencial..