Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
MOREIRA, Jasmine e CESAR, Maria Rita de Assis. Ideologia de Gênero: uma metodologia de análise. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.4, e86456. Epub 14-Nov-2019. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623686456.
Este artigo propõe um modelo de duas etapas para inferência do discurso em bases textuais. Os focos são a ideologia de gênero e a ação do EscolasemPartido.org e do Movimento Brasil Livre nas redes sociais bem como a presença do debate sobre o tema na Câmara dos Deputados. A primeira etapa consiste em uma análise do discurso, feita a partir das contribuições de Michel Foucault e Judith Butler. A segunda consiste na verificação da materialidade do discurso em documentos selecionados, utilizando um método de modelagem de tópicos baseado na alocação latente de Dirichlet - LDA. Conclui-se que a metodologia permite inferir a presença do discurso da ideologia de gênero nas redes sociais, impulsionando a sua recepção pelo debate parlamentar.
Palavras-chave : Inferência do Discurso; Análise do Discurso; Ideologia de Gênero; Escola sem Partido; Mídias Sociais.