Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
FERRARI, Anderson e OLIVEIRA, Bruna Tostes de. Marcas na Escola: pichação , grafite e subjetividades no ensino com arte. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.1, e88923. Epub 30-Jan-2020. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623688923.
Como as imagens podem produzir alunos e alunas como sujeitos pertencentes, ou não, a um determinado lugar? Essa questão nos levou para o que é conhecido como pichação para entender os processos de constituição dos sujeitos em meio a discursos de valorização e desvalorização dessa expressão e marca na cidade. Trabalhamos com a perspectiva pós-estruturalista, com especial inspiração nos estudos de Michel Foucault para pensar que somos resultado de discursos atravessados por relações de poder. Assim, a pichação torna-se um problema de diferentes discursos imersos nos jogos de verdadeiro e falso que acabam por constituir esse objeto de pensamento.
Palavras-chave : Pichação; Arte; Subjetividades; Escolas.