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Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
AVANCO, Leonardo Dias. Problematização do Ensino e da Formação de Professores de Filosofia no Brasil Atual. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.2, e97408. Epub 16-Jun-2020. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623697408.
O objetivo deste artigo é elucidar dois problemas radicais: o primeiro diz respeito aos obstáculos relativos ao reconhecimento da ampliação do conceito de filosofia, enquanto o segundo concerne à retomada da compreensão da natureza específica da atividade filosófica. Abordam-se os conceitos de humanidade e de filosofia em perspectiva uni-versal, bem como a originária função antropológica da docência. Essa abordagem contribui atualmente com o alargamento da liberdade no âmbito da intervenção educativa de professores de filosofia em variados níveis de ensino no Brasil e em contextos similares. Conclui-se com o ensaio de uma síntese das soluções propostas aos referidos problemas.
Palavras-chave : Universalidade; Ensino; Educação; Unidade; Diversidade.