Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
CANCIO, Raimundo Nonato de Pádua e ARAUJO, Sônia Maria da Silva. Dominação e Resistência na Escolarização Cristianizada na Amazônia. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.1, e106385. Epub 22-Mar-2021. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236106385.
O objetivo deste estudo é demonstrar como a escolarização cristianizada, mobilizada por missionários norte-americanos, foi apropriada pelos indígenas Waiwai da Aldeia Mapuera, estado do Pará, Amazônia brasileira. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso do tipo etnográfico realizado no Território Indígena Nhamundá-Mapuera/PA com professores e sujeitos indígenas. No plano teórico, a análise dos dados se inspira na teoria decolonial. Os resultados mostram que os Waiwai não aceitaram passivamente o processo imposto, não obstante compreenderem a escolarização como um valor irremediável. Práticas de dominação e resistência, contraditoriamente, foram sendo estabelecidas e hoje atuam como instrumental de sobrevivência.
Palavras-chave : Waiwai; Escolarização; Cristianização; Dominação; Resistência..