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Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
MCCOWAN, Tristan. Desinstitucionalização e Renovação no Ensino Superior. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.4, e117607. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236117607.
Apesar de alguma heterogeneidade superficial, as instituições de ensino superior do mundo inteiro compartilham algumas estruturas centrais. De acordo com críticos como Ivan Illich, a ossificação destas formas institucionais terminou empobrecendo as práticas que originalmente pretendiam apoiar. Este artigo avalia as bases para essas afirmativas e a construção associada de alternativas. Identifica três aspectos significativos da instituição: portas de entrada – os controles sobre as admissões à universidade; funções – as diferenciações entre estudantes, docentes e outros atores; e carimbos – os processos e os artefatos de validação da aprendizagem e do conhecimento adquirido pelo estudante. Estes três aspectos se apresentam em diferentes formas, níveis de rigidez e pontos de controle, tendo impactos dúbios sobre a igualdade e a justiça social e sobre o propósito central da universidade de promover a compreensão humana. São apresentadas implicações para o futuro da universidade e para as atuais iniciativas que estão tentando subverter estas estruturas e criar modelos alternativos.
Palavras-chave : Higher Education; Deschooling; University Reform.