Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
BOCK, Geisa Letícia Kempfer; GESSER, Marivete e NUERNBERG, Adriano Henrique. Contribuições do Desenho Universal para Aprendizagem à Educação a Distância. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.4, e95398. Epub 22-Nov-2021. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623695398.
Práticas sensíveis e acolhedoras à variação humana são necessárias na educação. Neste estudo objetivou-se identificar se cursistas reconhecem a contribuição dos recursos disponibilizados e organizados a partir do framework do Desenho Universal para Aprendizagem em seus processos de participação com agência, permanência e engajamento em um curso de educação a distância. A perspectiva teórico-metodológica pautou-se nos Disability Studies e os dados foram coletados a partir de três técnicas: Diários Pessoais, Mapeamento Comportamental e Vestígios Ambientais, com posterior análise de conteúdo. Os resultados apontaram que, quando um curso é planejado com base no framework do DUA, muitas das necessidades dos estudantes com deficiência são contempladas e as barreiras restantes são comuns à maioria dos aprendizes.
Palavras-chave : Educação a Distância; Desenho Universal para Aprendizagem; Deficiência.