Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
RAGAZZO, Carlos Emmanuel Joppert e ALMEIDA, Guilherme. Uma Estratégia de Treinamento de Diretores Baseada em Dados. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e116628. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236116628vs01.
Neste artigo, descreve-se uma proposta para enfrentar o problema de equidade dentro de grandes redes municipais de ensino. Acredita-se que um programa de treinamento de diretores que use uma estratégia de mentoria entre pares seja capaz de melhorar o desempenho das escolas que apresentam consistentemente os piores resultados. Para defender a proposta, discuti-se experiências internacionais, trabalhos recentes que identificam pares de escolas geograficamente próximas, mas com desempenhos discrepantes e reporta-se os resultados de análises empíricas inéditas que revelam diferenças sistemáticas entre os diretores das escolas com performance boa e os diretores de escolas em risco.
Palavras-chave : Basic Education; Bottom-up Regulation; School Management.