Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
ASSIS, Emanuelle Perissotto de e SARTI, Flavia Medeiros. O Jogo da Formação Docente no caso Early Bird: lances, disputas e rupturas. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e123288. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236123288vs01.
Pressupondo a formação de professores como um jogo disputado entre agentes do campo educacional, o artigo analisa o caso do Projeto Early Bird, que introduziu a língua inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas da rede pública paulista por meio de parceria firmada entre a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e instituições holandesas. À luz de categorias teóricas ligadas ao conceito bourdieusiano de campo, e valendo-se de dados documentais e bibliográficos, e entrevistas semiestruturadas com professores do projeto, o artigo focaliza os desdobramentos de sua proposta de formação docente, evidenciando elementos que colocam em xeque a continuidade do jogo e o papel da universidade nesse espaço concorrencial.
Palavras-chave : Formação de Professores; Língua Inglesa para Crianças; Campo; Profissão Docente; Antiuniversitarização.