Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Inter Ação
versão impressa ISSN 0101-7136
Resumo
COSTA, Jaqueline de Morais. O uso de temas geradores no processo de alfabetização de adultos. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.2, pp.417-428. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.13521.
O presente artigo tem como objetivo relatar o processo de investigação realizado com alunos de um programa de alfabetização de adultos, ocorrido por meio de um estudo de caso. A pesquisa relatada teve como base o desenvolvimento de atividades com uso da metodologia proposta por Paulo Freire, utilizando-se o trabalho com temas geradores. Observou-se que o ensino por meio de temáticas ligadas ao cotidiano influencia diretamente no envolvimento dos alunos com as aulas e, por consequência, no êxito da aprendizagem. Verificou-se que essa proposta vem ao encontro das necessidades dos educandos, uma vez que proporciona a aquisição do conhecimento da leitura e da escrita, além de proporcionar um conhecimento relacionado com suas vidas.
Palavras-chave : Alfabetização de Adultos; Temas Geradores; Paulo Freire.