Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Inter Ação
versão impressa ISSN 0101-7136
Resumo
SANTOS FILHO, Alexandre Silva dos. Formação em arte-educação: diálogos possíveis. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.1, pp.145-162. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.27187.
Este artigo propõe-se a refletir criticamente sobre a formação docente em arte- educação no Campus Universitário de Marabá, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Uma vez que não existe curso de graduação na área de arte, necessárias são, muitas vezes, por parte dos docentes, improvisações em sala de aula. Destacam-se alguns métodos pertinentes à prática da arte na escola: o espaço potencial; o significado da arte como experiência; a formação estética do homem; e as implicações do conceito de resiliência na formação do docente em arte-educação. Aponta-se que no vínculo do professor com o mundo da arte o seu desdobramento envolve o fazer, o sentir e o fruir, a partir do contexto histórico cultural e social em que vive.
Palavras-chave : Arte-Educação; Espaço Potencial; Professor de Arte; Resiliência.