SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Arte, infância e indústria culturalSaberes docentes: teia em construção no dia a dia da sala de aula de professoras de línguas em fase inicial na docência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

SANTOS FILHO, Alexandre Silva dos. Formação em arte-educação: diálogos possíveis. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.1, pp.145-162. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.27187.

Este artigo propõe-se a refletir criticamente sobre a formação docente em arte- educação no Campus Universitário de Marabá, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Uma vez que não existe curso de graduação na área de arte, necessárias são, muitas vezes, por parte dos docentes, improvisações em sala de aula. Destacam-se alguns métodos pertinentes à prática da arte na escola: o espaço potencial; o significado da arte como experiência; a formação estética do homem; e as implicações do conceito de resiliência na formação do docente em arte-educação. Aponta-se que no vínculo do professor com o mundo da arte o seu desdobramento envolve o fazer, o sentir e o fruir, a partir do contexto histórico cultural e social em que vive.

Palavras-chave : Arte-Educação; Espaço Potencial; Professor de Arte; Resiliência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )