SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Educação e psicanálise em Adorno: a (re)versão apologética da culturaA (im)potência da experiência e do indivíduo em Fim de partida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

MAAR, Wolfgang Leo. A educação na época da conectividade em rede ou: que fim levou a autonomia?. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.2, pp.329-353. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.31711.

Neste texto, procura-se interpretar os rumos e as possibilidades da educação, conforme as tendências presentes sob as condições do que Manuel Castells denomina sociedade em rede. A análise se baseia em contribuições de Rousseau a Marx - sobretudo referentes à apreensão da autonomia e da sociedade - que conduziram à teoria crítica da sociedade, de Adorno e Marcuse. No capitalismo da sociedade em rede, houve uma transferência da prática das redes financeiras para as redes sociais, sem atentar à diferença entre o tempo das finanças e o tempo das vidas humanas. Em relação a esse quadro, procura-se apontar a atualidade da educação para a contradição e a resistência de Adorno, como processo educacional crítico, baseado na experiência da diferença e da contradição. Nela se contrapõem, de um lado, práticas combinadas com a educação existente na conexão em rede e sua participação virtual e, de outro, práticas alternativas em interações sociais objetivas e qualitativas.

Palavras-chave : Autonomia; Sociedade em Rede; Participação; Theodor Adorno; Educação Crítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )