SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2A educação na época da conectividade em rede ou: que fim levou a autonomia?As políticas públicas brasileiras para a formação de professores a distância na sociedade capitalista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

OLIVEIRA, Yonara Dantas de. A (im)potência da experiência e do indivíduo em Fim de partida. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.2, pp.355-378. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.31712.

Este ensaio revisita os conceitos de experiência e indivíduo em Adorno, Horkheimer e Benjamin, no que os autores revelam sobre o caráter fragmentário e impotente com que esses conceitos se apresentam na modernidade. Parte-se de tais considerações para refletir acerca da peça Fim de partida, de Samuel Beckett, que se mostra, particularmente para Adorno, como denúncia realista das condições deterioradas de formação do indivíduo. É por meio da forma de paródia do drama que Beckett expõe a dilaceração das possibilidades de contato entre os homens e desses com a natureza e o mundo. A (im)potência da experiência e do indivíduo é o preço a ser pago pela humanidade, que segue seu curso no progresso à custa da morte em vida de todos.

Palavras-chave : Experiência; Indivíduo; Escola de Frankfurt; Teatro Moderno.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )