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Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

COSTA, Leticia Jensen de Oliveira. Pontos nodais para a formação do pedagogo. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.2, pp.431-449. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.20902.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou como Instituições de Ensino Superior têm elaborado os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP's) de seus Cursos de Pedagogia a partir das proposições das DCNP/2006. Como metodologia de pesquisa foi utilizada a análise documental das DCNP/2006 e dos PPP's. A análise partiu destas duas hipóteses iniciais: nas atuais propostas de formação, há uma tendência de desintelectualização e as normatizações oficiais podem assumir uma expressão diferente da proposta por seus legisladores, amparada nos conceitos de "recontextualização", de Basil Bernstein, e de "práticas gazeteiras", de Michel de Certeau. Fez-se necessário um resgate teórico das análises realizadas por diversos autores a respeito das influências inseridas no Curso de Pedagogia pelo contexto de reformas educativas desenvolvidas na década de 1990.

Palavras-chave : Curso de Pedagogia; DCNP/2006; Recontextualização e Reformas Educativas.

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