SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Imagem corporal e percepção da influência da mídia: diferenças de gênero em uma amostra de adolescentesEducação, mídias e TIC: reflexões sobre o papel docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

RODRIGUES, Cleide Aparecida Carvalho  e  LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Mídias, cultura e formação. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.479-491. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28798.

Este artigo resulta de pesquisa bibliográfica desenvolvida pelas autoras no Grupo de Estudos e Pesquisas Novas Tecnologias e Educação (Gente), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, do qual participam, e tem como propósito refletir sobre a possibilidade de os estudantes de Pedagogia relacionarem os diversos aspectos teóricos que envolvem as mídias com as vivências culturais que possuem com elas, para, posteriormente, pensar pedagogicamente essa relação. Essa reflexão baseia-se em um conceito múltiplo de mídias: como "meios de comunicação" e matrizes culturais; como cultura relacionada com um sistema de significados e com a imagem de construção da identidade; e como formação humana, que se estabelece na relação entre o formal e o informal e por meio das diferentes linguagens. Enfim, buscou-se refletir essa trilogia a partir da relação teoria-prática das vivências culturais midiáticas em processos de formação docente.

Palavras-chave : Mídias; Cultura; Formação Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )