SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3A gestão institucional dos cursos profissionais técnicos de nível médio na modalidade a distância ofertados pela rede e-Tec Brasil: primeiras aproximaçõesSaber e conhecimento: a psicanálise na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

HAUBRICH, Gislene Feiten  e  FREITAS, Ernani Cesar de. "A educação precisa de respostas" ou as respostas estão na educação? Representação e (re)significação na campanha dos monstrinhos da RBS. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.633-649. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28760.

Pensar a educação implica aproximação com as realidades construídas pelos sujeitos em suas interações. Relacionada a essa questão, está a ação midiática, que produz e repercute informações a partir dos acontecimentos do cotidiano. Unem-se essas perspectivas, pois ambas assumem evidência na formação da opinião cidadã. Dado esse contexto, a partir da campanha "A Educação precisa de Respostas", propõe-se a análise do discurso da mídia sobre a educação, a fim de perceber como esta é representada e (re)significada. O marco teórico é composto por Hall (1997), Morin (2009) e Charaudeau (2012). Como resultados principais, acredita-se que a campanha tenha relevância social por despertar o interesse à temática, mas o faz de forma parcial frente os desafios da educação na contemporaneidade.

Palavras-chave : Mídia; Educação; Campanha RBS; Análise do Discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )