SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3"A educação precisa de respostas" ou as respostas estão na educação? Representação e (re)significação na campanha dos monstrinhos da RBS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

CRUZ, Cristiane  e  BORGES, Sonia. Saber e conhecimento: a psicanálise na escola. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.651-663. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.33459.

Este artigo é uma reflexão sobre as funções do "desejo de saber" na aquisição dos conhecimentos transmitidos pela escola às crianças. Admitir a presença da dinâmica do desejo e seus efeitos na relação do sujeito com a escolaridade traz para este trabalho a contribuição da psicanálise, a saber, o reconhecimento de determinações inconscientes nesse processo.

Palavras-chave : Psicanálise; Escola; Educação Infantil; Aquisição do Conhecimento; Desejo de Saber.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )