Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Inter Ação
versão impressa ISSN 0101-7136
Resumo
SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima e PIMENTA, Selma Garrido. A pedagogia entre o passado e a contemporaneidade: apontamentos para uma ressignificação epistemológica. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.479-493. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.35869.
Este artigo reúne perspectivas conceituais diversas para discutir o caráter que performa as propriedades identitárias da Pedagogia. O texto se organiza em duas sessões que compreendem a análise crítica do contexto de significação epistemológica da Pedagogia, focalizando circunstâncias que deram lugar à emergência de diferentes formas de reconhecimento de sua natureza, e apontamentos que evidenciam o estatuto epistemológico da Ciência da Educação. Infere-se que o lugar da Pedagogia entre o passado e a contemporaneidade será determinado pelo enfrentamento epistemológico quanto a sua problemática identitária e que as circunstâncias da educação na sociedade atual requerem um sistema de saberes e fazeres educativos que exprimem a necessidade de ressignificação dessa Ciência.
Palavras-chave : Pedagogia; Ciência da Educação; Epistemologia; Conhecimento Pedagógico.