Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Inter Ação
versão impressa ISSN 0101-7136
Resumo
CARVALHO, Rosângela Tenório de. Confluências de campos de saber na análise de rituais na produção do sujeito educado. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.557-572. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36462.
O artigo tem como objeto a confluência analítica de estudos sobre rituais e performatividade na antropologia contemporânea de Stanley Tambiah e na arqueogenealogia de Michel Foucault. O objetivo é argumentar em defesa de uma correlação funcional entre esses dois campos de saber para a análise de práticas discusivas no campo educacional que operam com seus rituais na produção do sujeito educado. Acercamo-nos das teorizações desses discursos no modo de tratar rituais e destacamos como confluência no tratamento do ritual: a soberania do empírico como abordagem analítica, tratado como práticas discursivas históricas no caso de Michel Foucault e como práticas culturais no caso de Tambiah; o reconhecimento do ritual traduzido como ação performática.
Palavras-chave : Rituais; Performatividade; Sujeito da Educação; Antropologia Contemporânea.