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Inter Ação
versão impressa ISSN 0101-7136
Resumo
CARMO, Edinaldo Medeiros e ROCHA, Winne Katharine Souza. A produção dos saberes docentes e o estágio supervisionado: o que dizem as narrativas dos alunos. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.725-742. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41838.
Esta investigação teve como foco os saberes produzidos pelos licenciados em Ciências Biológicas durante o estágio supervisionado. Ao utilizar como fonte de dados os relatórios de estágio, esta pesquisa examinou as contribuições das disciplinas da Prática de Ensino para a construção dos saberes docentes, sem desconsiderar as dificuldades encontradas pelos estagiários. Os resultados apontam para o fato de que a inserção do licenciado em situações reais de ensino no espaço escolar permite a retradução dos conhecimentos adquiridos na formação inicial. Portanto, as atividades do estágio contribuem para o desenvolvimento profissional dos estudantes de licenciatura, pois lhes permitem vivenciar, apoiados em reflexões advindas da sua formação, as suas primeiras tentativas de construção dos saberes docentes em contextos de ensino.
Palavras-chave : Estágio Supervisionado; Formação de Professores; Prática de Ensino; Saberes Docentes.