Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Inter Ação
versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
GALLI, Ernesto Ferreira e BRAGA, Fabiana Marini. O diálogo transformador a partir da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.51-68. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44030.
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica que pretendeu responder a um dos objetivos da dissertação de mestrado O diálogo em Paulo Freire: uma análise a partir da “Pedagogia do oprimido” e da “Pedagogia da esperança”, referente ao conceito de diálogo na última obra citada. Utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo que foi elaborada a partir das palavras e trechos relacionados aos radicais dial. e diál. ao longo de todo o livro. O diálogo na Pedagogia da esperança apresenta características que representam o contexto e a vivência do autor na escrita da Pedagogia do oprimido e da obra aqui tomada como objeto, definindo a grande transformação do mundo por meio da democracia, da unidade na diversidade, da/o professor/a, da consciência, do aprendizado e do silêncio.
Palavras-chave : Diálogo; Democracia; Educação; Unidade na Diversidade.