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Inter Ação
versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
SCHROEDER, Anastácia; VIEIRA, Joana Rita Lopes e SILVA, Maria Cecília de Paula. Corpo, cultura e Paulo Freire: a capoeira como possibilidade de uma educação na perspectiva da emancipação humana. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.538-555. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.44066.
O presente artigo, de base teórica, objetiva relacionar conceitos Freirianos de ser mais, conscientização, liberdade, ler o mundo, situações limite, oprimido opressor, com os fundamentos e o universo simbólico da Capoeira, manifestação cultural afro-brasileira de luta e resistência de povos historicamente marginalizados, a fim de possibilitar uma educação libertária com base na Cultura. Por apresentar fundamentos configurados na corporeidade e em simbologias, como as cantigas, que conferem pertencimento social e histórico, além da valorização positiva de identidades historicamente silenciadas, a prática da capoeira configura-se como potencial manifestação cultural em direção ao Ser Mais, levando a inserção crítica de oprimidos na realidade, para que nela atuem voltados a emancipação humana.
Palavras-chave : Capoeira; Corpo; Paulo Freire; Educação Libertadora.